top of page

Encontro com a bióloga marinha

Maria Lameiras

A bióloga Marinha Maria Lameiras foi à Escola Básica Maria Barroso e explicou como vivem os animais que encontramos n' "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner.  Falou dos tentáculos do polvo, dos dentes dos peixes, das patas dos caranguejos, do corpo achatado das raias, das origens dos golfinhos e muito, muito  mais... Mas quanto mais contava, mais perguntas tinham os meninos para fazer. A curiosidade não pára!

​

Logo_Mar_PassosManuel.png

A Biblioteca vai à escola

Uma maré de plástico

A focalização na educação ambiental progrediu até aos nossos dias, nas suas metodologias e temáticas centrais, levando a que programas e projectos de cariz ambiental começassem a ser uma realidade, dentro e fora das escolas.

 

Enquanto dimensão educativa para a cidadania, a educação ambiental, deverá ser perspectivada como Educação para o Desenvolvimento Sustentável, aproveitando a dinâmica das iniciativas locais, mobilizando as pessoas para a poupança de água e energia, para a prevenção de resíduos e ajudando as escolas e a comunidade escolar a resolver as suas disfunções e a transformarem-se num exemplo de pedagogia cívica e ambiental, solicitando a participação e responsabilidade cívica de todos e da sua comunidade em redor.

 

É nosso objectivo, com esta comunicação, abordar os conhecimentos básicos essenciais à promoção do debate sobre um conjunto de princípios morais que orientem a resolução de controvérsias e conflitos ambientais com que nos deparamos constantemente, em especial o enfoque no mar de plástico que inundou os oceanos nos últimos 15 anos. 

É urgente a promoção de uma cidadania activa e informada, comprometida com o próximo, e com a implementação da sustentabilidade e da responsabilizada para e com o ambiente.

 

O que cada um de nós contribui para ajudar o ambiente? Esta e outras questões irão dar mote ao início desta comunicação, que se pretende dinâmica e participativa.

 

Na Educação Ambiental importa que cada um participe, mas não de qualquer forma, é necessária informação correta, sentido crítico, partilha e persistência, porque a Educação Ambiental é parte integrante da educação cívica e social do indivíduo e alerta-nos para a necessária vivência equilibrada com o ambiente que nos rodeia, “Educação Ambiental é Educar sobre o Ambiente, no Ambiente e pelo Ambiente”.

Encontro com a 

Polícia Marítima

Logo_Mar_PassosManuel.png
Marcado para o 3º período

Conversa com  

Comerciantes do Peixe

Mercado da Ribeira

Logo_Mar_PassosManuel.png
Marcado para o 3º período
bottom of page